domingo, 8 de abril de 2012

“Animals Inside Out” (exposição de animais sem pele).


Olhar a foto aí em cima chega a ser repulsivo para alguns. Mas não dá pra negar que também é difícil desgrudar os olhos dela. Os animais sem suas peles características são a mais nova exibição do anatomista alemão Gunther von Hagens, no Museu de História Natural de Londres.
Hagens e seus colegas cientistas retiraram cuidadosamente a pele de cada um dos 100 animais dispostos na exposição – de elefantes a gorilas, de cavalos a avestruzes, de touros a cachorros – a fim de mostrar o sistema vascular presente abaixo da epiderme.
O cientista alemão é a verdadeira mente por trás da exposição, que já roda o mundo há anos, e conta que, no caso do tubarão, ele injetou uma resina vermelha líquida na principal artéria do animal, depois de remover a pele. Ele fez o mesmo com um cavalo e com um cachorro.
Nos outros animais, Hagens utilizou-se do processo de plastinação, no qual a água e a gordura dos tecidos são substituídos. 




Os músculos de um gorila, o sistema circulatório de um tubarão ou a estrutura óssea de um elefante?
 É pensando em revelar o que não podemos ver nestas criaturas que a exposição “Animals Inside Out” foi criada. 
Ela consiste em utilizar a plastinação, método visto na exposição “Corpo Humano – Real e Fascinante” que rodou o Brasil recentemente, para fascinar o público.
A plastinação é uma técnica de preservação de matéria biológica que consiste em extrair os líquidos corporais de um cadáver e substitui-los por resinas rígidas. 
Com isso é possível não só utilizar “artisticamente” estes corpos como tambémaproveitar diferentes “camadas”.
O visitante verá o animal de perto, em uma nova maneira e com os mais espetaculares detalhes”.
Os organizadores do evento garantem que nenhum dos animais utilizados na exposição foram mortos para este fim. A maioria vivia em cativeiro e foi doada após o falecimento para compor o acervo. O próprio museu onde acontece o evento realizou uma diligência para certificar os visitantes disso.
É uma exposição curiosa, onde podemos ver detalhes anatômicos de cada espécie. Então se você por acaso estiver em Londres dê uma passadinha no Museu de História Natural onde a exibição ficará até setembro. Para mais informações visite a página da Animals Inside Out.



Nenhum comentário:

Postar um comentário