segunda-feira, 16 de abril de 2012

MARCELO ROSENBAUM LEVA ARTESANATO DO INTERIOR DO PIAUÍ PARA MILÃO

A comunidade de Várzea Queimada, na Chapada do Araripe, Piauí, é uma das mais pobres do país. No meio do semiárido nordestino, cerca de 900 pessoas vivem em um povoado com pouco acesso a água potável e sem saneamento básico. Mas se faltam recursos, sobra criatividade: a principal atividade do povoado é o artesanato, e um projeto, de iniciativa do designer Marcelo Rosenbaum, está buscando resgatar esse trabalho.
No começo do ano,  chamado de "A Gente Transforma". Estudantes universitários e dois designers de portugueses do Studio Pedrita, Pedro Ferreira e Rita João, foram à Várzea Queimada para criar peças com a população local, gerando renda e inclusão social.
A equipe trabalhou por 15 dias na comunidade, levando capacitação para a produção do artesanato e tentando resolver alguns dos problemas vividos pelo povoado. Desse trabalho resultou uma coleção de 30 peças que será exposta em Milão (Itália), a partir desta terça-feira (17). "Estar em Milão é uma forma de valorizar esse produto, para que volte ao Brasil com uma posição de destaque", disse Rosenbaum.
Após a exposição, que vai de 17 a 22 de abril, as peças voltam ao Brasil, e serão colocadas à venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário